Museu das Pescas

A exposição do Museu das Pescas da ELA destaca os apetrechos e as artes tradicionais da pesca artesanal, usados ao longo do tempo e transmitidos de geração em geração. As peças expostas ganham ainda mais significado quando comparadas com equipamentos e utensílios da pesca artesanal de outros países e de várias épocas, imortalizando o engenho de tecnologias ancestrais.

Em todo o mundo, mesmo nos locais mais remotos, a necessidade de obter alimento, conduziu o Homem a inventar e a construir aparelhos e artes de pesca semelhantes. Estas semelhanças estão visíveis nesta coleção de peças únicas e valiosas, reunida em cinco continentes ao longo dos últimos 30 anos:

  • anzóis, amostras e iscos artificiais, de madeira, osso de animais terrestres, carapaça e osso de tartaruga, osso de baleia e até osso humano, madrepérola, chifre, marfim, ferro, aço, cobre, bronze, latão, prata e ouro;
  • fisgas, flechas e arpões destinados à captura do polvo, da enguia, lampreia, carpa, congro, espadarte, alabote, tubarão, baleia e foca;
  • armadilhas, covos, nassas, rapetas e redes destinados à captura de crustáceos, moluscos e todo o género de peixes;
  • canas, carretos e outro equipamento antigo da pesca desportiva, maquetas de barcos de pesca, figuras a pescar, conchas, corais e curiosidades marítimas.

 

ozio_gallery_nano
Ozio Gallery made with ❤ by joomla.it